História
1945
1957
1958
1961
1995
Na época da fundação do “Nihonjinkai” (Sociedade da Colônia Japonesa) de Jundiaí, o ambiente na colônia japonesa não era de muita tranquilidade; fazia apenas uma semana que a Segunda Guerra Mundial havia terminado e, dentro da colônia, surgiram facções, com idéias e atitudes antagônicas.
No dia 09/09/1945, foi criada a Sociedade “Nihonjinkai” de Jundiaí, com o intuito de preservar a união entre as famílias, criar um ambiente de harmonia, defender o bem comum da sociedade japonesa, bem como estimular a educação, a cultura e o lazer. A criação da Sociedade “Nihonjinkai” contou com a presença de 64 pessoas.
As primeiras reuniões eram mensais e eram realizadas na casa de um dos associados (geralmente a casa que dispusesse de um espaço maior) .O Bar Pinguim, do Sr. Muragaki, e a Tinturaria do Sr. Ueda foram os locais mais utilizados nas primeiras reuniões. Os eventos mais concorridos eram: a noite de Cinema Japonês, o “Shinnenkai” e o “Undokai”.
Na Assembléia Geral e Eleição da Diretoria de 1957, foi eleito o Sr. Kaoru Hino como presidente. Porém, houve uma dissidência no “Nihonjinkai” de Jundiaí.
A facção dissidente fundou, em 09/03/1958, o “Bunka Kiyokai” de Jundiaí, tendo como 1º presidente, o Sr. Chideo Chicuta.
Havia, então, em Jundiaí, duas sociedades representando a colônia japonesa: o “Nihonjinkai” e o “Bunka Kiyokai”.
Em 10/11/1961, quando houve a reunificação das duas sociedades.
A partir dessa data, a Sociedade passou a se chamar ” Jundiaí Rengou Nipaku Bunka Kiyokai” ( Sociedade Beneficente Progresso Nipo-Brasileira de Jundiaí ), tendo como base o estatuto do “Bunka Kiyokai”, mas, respeitando as leis brasileiras.
O atual estatuto da Sociedade Beneficente Progresso Nipo-Brasileira de Jundiaí é, salvo algumas modificações, o estatuto original do “Bunka Kiyokai” de 1958.
Não podemos deixar de mencionar o fato de que uma sociedade composta por pessoas com pouco conhecimento das leis e da organização brasileiras foram capazes de elaborar um estatuto tão completo como este.
Em 10/11/1961 houve a unificação das duas sociedades, que passou a se chamar “Jundiaí Rengou Nipaku Bunka Kiyokai” (Sociedade Beneficente Progresso Nipo-Brasileira de Jundiaí).
Na Assembléia Extraordinária do dia 25/05/1995, foi decidido homenagear os associados mais antigos e/ ou importantes da sociedade nipo-brasileira de Jundiaí. No dia 17/09/1995, durante a festa de Comemoração dos 50 anos da Fundação do “Nihonjinkai” de Jundiaí, foram homenageados os seguintes senhores, com a entrega de títulos:
Sócios Honorários:
Kaoru Hino
Takashi Yamazaki
Sócios Beneméritos:
Sumio Saito
Eietsu Sato
Tetsuzo Saka
Yutaka Koorogui
Sueo Saito
Kanji Kitahara
Sócios Fundadores:
Kaoru Hino
Sumio Saito
Yutaka Koorogui
Yoshitoshi Matsumoto