GATE  BALL  JUNDIAÍ

Tendo em vista o início de nova modalidade “GATE BALL” dirigido a pessoas da terceira idade, que em 02.09.83, fez-se uma visita ao Sr. Prefeito Municipal de Jundiaí sr. André Benassi,  para solicitar uma área de terreno, a fim de se implantar este esporte.

Em 16.09.83 o sr. Prefeito Municipal e o sr. Secretário de Esportes, autorizaram o uso da área de terreno anexo ao Ginásio de Esportes Dr. Nicolino de Lucca para a prática de gate ball. Iniciando a terraplanagem do terreno com as máquinas da prefeitura, preparando 02 campos adequadamente em 18.09.83. Após executado a área com as medidas específicas dos campos, em 19.09.83 com apenas 13 tacos (sticks) os Srs. Kazutoshi Oguri, Yassuto  Okamatsu, Ioshio Shibukawa, Antonio Kan Ity Kariya, Kanji  Kitahara, Yutaka Korogui, Shigueki Matai, Tsuyoshi Araki, Suematsu Taketomi; deram início experimental de gate ball. Verificou-se a necessidade que aplainassem novamente o terreno, bem como o preparo de mais 01 campo totalizando 03 campos em 11.10.83.

Para os interessados em praticar gate ball em 23.10.83, resolveram que cada um contribuiria com uma mensalidade de Cr$ 15,00.

Em 10.11.83 como a cidade de Susano já praticava o esporte, os srs. Kazutoshi Oguri, Ioshio Shibukawa, Antonio Kan Ity Kariya, foram até lá para verificar medidas do campo que na época era 20×25 etc.

O 1º jogo oficial de Gate-Ball, da qual a Equipe de Jundiaí  tomou parte, foi na cidade de S.Paulo, Clube Anhanguera (Lapa), em 17.11.83.

Em 21.11.83 o sr. Sumio Saito adquiriu 20 bolas e 01 conjunto de gate, a sra. Fusako Kodaira recebeu de São Miguel Pta. a doação de 20 tacos e 01 conjunto de gate ball, a sr a. Nakai confeccionou 05 bolas e aventais branco e vermelho (zekken).

Em 09.12.83, houve a inauguração dos campos de gate ball no Ginásio  de Esportes Dr. Nicolino de Luca com a presença do sr. Prefeito Municipal sr.dr. André Benassi, sra. Neide Benassi e o sr. Osvaldo Fernandes Secretário de Esportes.

Quando a Sociedade Beneficente Progresso Nipo-Brasileira de Jundiaí, recebeu em doação uma área de terreno da Prefeitura Municipal para a construção de sua sede própria em 1989; os praticantes de gate ball passaram a usar uma das partes desta área.

Na gestão do sr. Minor Nakayama, como Presidente da Sociedade Nipo em 1997,  tendo à frente o sr. Shiro Shiguihara como Diretor de Obras, como colaboradores os Srs. Takanori Hino, Eng. Roberto Shizuo Koga e o arquiteto sr.Cesar Harada, mesmo encontrando muitas dificuldades, resolveram fazer a cobertura metálica de 02 campos de gate ball dos 04 campos existentes, e na ocasião os jogos  eram realizados nos campos 01 e 02 devido o preparo dos pilares para cobertura dos campos 03 e 04 antigos. Com o empréstimo do trator da Prefeitura em 13.02 98, solidificaram os campos após sua cobertura.

Em 22.02.98 houve a inauguração dos 02 campos cobertos de gate ball na sede própria da Sociedade Beneficente Progresso Nipo-Brasileira de Jundiaí.

Permanecem desde o início da prática de gate ball até a presente data os Srs.(as): Ioshio Shibukawa, Tsuyoshi Araki, Antonio Kan Ity Kariya, Fusako Kodaira.

Dados extraidos do arquivo de AKK.